sexta-feira, 24 de julho de 2009

Musculação: mitos e fatos 1

Se eu desenvolver músculos, eles vão virar gordura quando eu parar a musculação?

Não! Tecido muscular e tecido adiposo (gordura) são dois tipos distintos de tecido no corpo humano, e tecido muscular nunca se tornará tecido adiposo. Entretanto, se você parar de treinar, pode acumular mais gordura corporal.
O tecido muscular se adapta as exigências impostas nele. Quando você parar de treinar, seus músculos se adaptarão a nova demanda. Se a nova demanda for muito menor do que era antes, os músculos ficarão menores e mais fracos (atrofia). Se você continuar a comer como antes, quando estava treinando duro cada dia, as calorias extras serão estocadas como gordura corporal. Mesmo que você consiga ficar com o mesmo peso corporal, você terá menos músculo e mais gordura, te deixando como uma aparência de que seus músculos viraram gordura. Visto que tecido adiposo não é tão denso como tecido muscular, pode crer que também ganhará uns centímetros a mais nas suas medidas.
Para piorar as coisas, quando você perde tecido muscular metabolicamente ativo (o que??!! - i.e. músculo que está sendo treinado, entendeu? : / ), sua habilidadde para usar calorias é reduzida, quer dizer, seu corpo não usa as calorias da melhor forma. Células musculares são células ativas na queima de calorias. Quando essas células atrofiam (diminuem), sua taxa metabólica desacelera e você precisa de menos calorias ainda do que antes. Pensar que você pode manter uma boa aparência, em forma e esbelta só através de dieta é besteira!!! Dá pra perceber agora com é importante fazer musculação?
Até a próxima!!!
Adaptado de "Weight training for life" by James L. Hesson 5th edition

Nenhum comentário:

Postar um comentário